Oradores convidados

 

Marco Codebò

Marco Codebò é professor de italiano e francês na Long Island University, em Brookville, New York. Publicou Narrating from the Archive (2010) e Novels of Displacement (2020) e coeditou Fermammo persino il vento (2021). Tem artigos publicados nas revistas MLN, Italian Studies, Annali d’Italianistica, Archive and Social Studies, e Forum Italicum. Atualmente, investiga as práticas de resistência no contexto italiano alargado, da Primeira Guerra ao presente. 

 

 

Paul Benzon

Paul Benzon (ele/dele) é Professor Auxiliar no Departamento de Inglês da Skidmore College, onde também leciona cursos inseridos no Programa de Media and Film Studies. É autor de Archival Fictions: Materiality, Form, and Media History in Contemporary Literature (University of Massachusetts Press, 2021), e os seus textos foram publicados em revistas como PMLA, Narrative, Media-N, College Literature, e electronic book review. Atualmente, a sua investigação debruça-se sobre o modo como as contemporâneas experimentações literárias e artísticas com texto impresso, o livro enquanto objeto e o design alfabético e textual lidam com questões de trauma histórico e justiça social.
 

 

Patrícia Portela

Autora de performances e obras literárias, vive entre Portugal e Bélgica. Tem um mestrado em dramaturgia do espaço pela Central St Martins College of Art e pela Utrecht Faculty of Theatre e outro em filosofia contemporânea pelo International Institute of Philosophy de Leuven. É reconhecida nacional e internacionalmente pela peculiaridade da sua obra e recebeu por ela vários prémios das quais destaca o Prémio Madalena Azeredo de Perdigão/FCG para os espectáculos Flatland I (2004) e Wasteband (menção honrosa 2003), ou “Parasomnia”, finalista da 1ª edição do Prémio Sonae/MNACC 2015. Autora de vários romances e novelas, foi cronista na Rádio Antena 1 em 2019-2020, é cronista no JL desde 2017, participou no International Iowa Writers’ Program de 2013 e foi a 1ª bolseira literária da Embaixada de Berlim. Da sua mais recente obra destaca o Banquete, finalista do prémio APE 2012, Dias Úteis, 2016, e, mais recentemente, Hífen, finalista do Prémio Correntes D’Escritas e Prémio Ciranda 2022. Dirigiu o Teatro Viriato em Viseu durante a pandemia (20-22), foi responsável pela primeira edição do PACAP – performance advanced arts program do Forum Dança em 2015, e leciona com regularidade na Escola Superior de Teatro e Cinema.

 

Isabela Figueiredo

Isabela Figueiredo nasceu em Lourenço Marques, Moçambique, hoje Maputo, em 1963, filha de portugueses oriundos da zona Centro-Oeste de Portugal. Após a independência de Moçambique, em 1975, rumou a Portugal. Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Especializou-se em Estudos sobre as Mulheres, na Universidade Aberta. Trabalhou como jornalista, no Diário de Notícias, entre 1988 e 1994, onde foi também coordenadora do suplemento DN Jovem. É professora de português no ensino secundário. Escreveu, entre outras obras, Caderno de Memórias Coloniais, A Gorda e Um Cão no Meio do Caminho.

 

Jonathan Boulter

Jonathan Boulter, cuja presença chegou a estar confirmada, não poderá comparecer por motivos de força maior.

Jonathan Boulter é Professor de Inglês na Western University, London, Canadá. Algumas das suas publicações: Posthuman Space in Samuel Beckett’s Short Prose (2019), Parables of the Posthuman: Digital Realities, Gaming, and the Player Experience (2015), Melancholy and the Archive: Trauma, History and Memory in the Contemporary Novel (2011), Samuel Beckett: A Guide for the Perplexed (2008), and Interpreting Narrative in the Novels of Samuel Beckett (2001).